saneamento básico.o plano.participação social.mais informações.contato

Plano de Saneamento Básio de Juiz de Fora CAIXAESSE - Engenharia e ConsultoriaAGEVAP - Agência da Bacia do Rio Paraíba do Sul Prefeitura de Juiz de Fora ESSE - Engenharia e Consultoria CAIXA AGEVAP - Agência da Bacia do Rio Paraíba do Sul

 

Notícias

. Juiz de Fora está entre as 12 cidades do país com Plano de Saneamento Básico completo
[07/05/2014]


. Prefeitura encerra atividades de elaboração do Plano de Saneamento Básico
[14/02/2013]


. Prefeitura realiza 2ª Conferência do Plano de Saneamento Básico
[04/02/2013]


. Plano de Saneamento Básico – Grupo Consultivo se reúne para avaliar andamento dos trabalhos
[31/01/2013]


. Plano de Saneamento Básico de Juiz de Fora recebe elogios
[17/12/2013]


. 3º Workshop do Plano de Saneamento Básico reúne profissionais e técnicos da Prefeitura
[12/12/2013]


. Plano de Saneamento Básico cria Grupo Consultivo
[13/08/2013]


. Conferência sobre saneamento desenvolve diagnóstico participativo
[22/04/2013]


. Prefeitura realiza conferência para discutir saneamento básico
[18/04/2013]


. Plano de Saneamento Básico de Juiz de Fora conclui etapa de pré-conferências
[15/04/2013]


. Plano de Saneamento Básico de Juiz de Fora conclui etapa de pré-conferências
[12/04/2013]


. Rosário de Minas recebe equipe do Plano de Saneamento Básico de Juiz de Fora
[08/04/2013]


. Prefeitura promove encontro com moradores da Região Norte para tratar do Plano de Saneamento Básico
[05/04/2013]


. Moradores da Região Nordeste elegem seus representantes no Plano de Saneamento Básico
[04/04/2013]


. Plano de Saneamento Básico realiza pré-conferência com moradores da Região Leste
[27/03/2013]


. Plano de Saneamento Básico completa 50% das reuniões com a comunidade
[25/03/2013]


. Equipe da Prefeitura apresenta PSB/JF e elege entidades da região centro
[22/03/2013]


. Moradores da Região Sudeste elegem representantes para o Plano de Saneamento Básico
[20/03/2013]


. Plano de Saneamento Básico reúne moradores de Torreões
[18/03/2013]


. Reunião do Plano de Saneamento elege representantes da Região Oeste
[13/03/2013]


. Prefeitura leva Plano de Saneamento Básico para moradores da Região Oeste
[11/03/2013]


. Pré-conferência do Plano de Saneamento Básico abre série de eventos com a comunidade
[08/03/2013]


. Plano de Saneamento Básico de JF terá sua primeira pré-conferência na quinta-feira
[01/03/2013]


. Prefeitura lança Plano de Saneamento Básico de Juiz de Fora
[28/02/2013]


. SPDE realiza workshop sobre Saneamento Básico em Juiz de Fora
[19/02/2013]

topo da página



Juiz de Fora está entre as 12 cidades do país com Plano de Saneamento Básico completo

Recente estudo apresentado pelo Instituto Trata Brasil avaliou as cem maiores cidades brasileiras quanto à elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB). Juiz de Fora é um dos 12 municípios que atenderam a todos os requisitos da pesquisa.

O estudo avaliou os planos levando em consideração 11 quesitos básicos, dentre eles: os componentes, a viabilidade, o conteúdo mínimo, a participação social. O Plano de Sanamento Básico de Juiz de Fora (PSB/JF), elaborado entre 2012 e 2014, atendeu a todas as exigências.

As cidades avaliadas representam 76.809.451 habitantes (40,3% da população nacional), destas 66 possuem o PMSB e 12 elaboraram o documento atendendo a todos os itens solicitados, sendo que Juiz de For a e Uberlândia foram as únicas cidades de Minas Gerais que entraram na classificação, segundo a pesquisa.

A análise também considerou o atendimento à Lei 11.445/2007, que fixa diretrizes nacionais para o desenvolvimento de políticas públicas em saneamento básico, definindo os planos municipais como instrumento de avaliação e planejamento das ações. Ainda de acordo com a legislação, são componentes do saneamento básico o abastecimento de água, o esgotamento sanitário, a limpeza urbana e o manejo de resíduos sólidos e a drenagem e o manejo das águas pluviais urbanas.

Para a secretária de Planejamento e Gestão, Elizabeth Jucá, "o Plano de Saneamento Básico de Juiz de Fora apresenta as demandas e possíveis soluções para o setor no município. Também é uma ferramenta para a captação de recursos do Governo federal, além de ser um importante instrumento da política pública para a construção de uma cidade melhor para todos".

O Instituto Trata Brasil, responsável pela pesquisa, é uma organização que tem como objetivo coordenar uma mobilização para universalização do acesso à coleta e ao tratamento de esgoto em todo o país.

A lista com os municípios avaliados está disponível no site do Istituto e as infor mações do PSB/JF aqui.

 

topo da página



Prefeitura encerra atividades de elaboração do Plano de Saneamento Básico

Nessa quinta-feira, 13, aconteceu a Audiência Pública do Plano de Saneamento Básico de Juiz de Fora (PSB/JF), com a presença de autoridades, entidades, imprensa, universitários e representantes da sociedade civil organizada. O evento teve como objetivos apresentar a metodologia adotada para a elaboração do Plano e dar oportunidade para a participação popular.

O vice-prefeito Sérgio Rodrigues acompanhou o encontro e, em seu discurso, destacou o momento que o município vive. "A audiência pública ressalta a importância do planejamento para a gestão municipal. Hoje nos reunimos para projetar a cidade que queremos e construirmos a cidade que sonhamos".

O encontro marcou, também, o encerramento das atividades do Grupo de Trabalho (GT) Executivo – equipe da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) responsável por coordenar a elaboração do Plano. "É importante lembrar que todo o projeto é fruto de um trabalho em equipe. Vários profissionais técnicos da Prefeitura se reuniram em 54 reuniões ao longo de 19 meses para construir este documento. Destaco, também, os trabalhos da empresa ESSE – Engenharia e Consultoria e da comunidade, que participaram conosco de todas as atividades públicas", ressaltou Heber de Souza Lima, coordenador do GT.

Na oportunidade, representantes da sociedade civil organizada também se manifestaram. "A Prefeitura voltou a contar com a participação das comunidades para contribuir nos seus trabalhos. Nós não somos técnicos, mas somos moradores e adquirimos nosso conhecimento no dia a dia, é dessa forma que podemos somar", ressaltou Maura Luiza de Oliveira Guedes, representante da Associação de Moradores do Centro. Sobre a metodologia dos trabalhos, ela destacou: "Tudo aconteceu de forma democrática, humana e aberta aos cidadãos, permitindo que todos interagissem. Em nós, volta a florir a vontade de participar das políticas públicas".

Nesta sexta-feira, 14, o documento será apreciado pelos membros do Conselho Municipal de Política Urbana (Compur) e, posteriormente, será encaminhado ao prefeito Bruno Siqueira. Após avaliação e aprovação, será oficializado por meio de decreto. Espera-se que todo o trâmite aconteça até o final deste mês.

* Outras informações com a Secretaria de Comunicação Social, pelo telefone 3690-8341.
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO

topo da página



Prefeitura realiza 2ª Conferência do Plano de Saneamento Básico

Conferência Pública do Plano de Saneamento Básico de Juiz de Fora - Etapa II - Proposições

Aproximadamente cem pessoas compareceram à "Conferência Pública do Plano de Saneamento Básico de Juiz de Fora – Etapa II – Proposições", realizada no último sábado, 1º de fevereiro, na Escola de Governo. Dentre os objetivos do encontro, destacaram-se a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pela equipe da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e o levantamento de propostas de intervenções para melhorias no sistema de saneamento do município.

Estiveram presentes representantes do Executivo, da Câmara Municipal, de entidades vinculadas à temática e da sociedade civil organizada. Para a secretária de Planejamento e Gestão, Elizabeth Jucá, a Conferência propicia o desenvolvimento das políticas públicas juntamente com os cidadãos. "Elaborar um Plano é consolidar uma visão de futuro para a cidade, por meio de discussões com a sociedade. Ações como esta desenvolvem a política pública participativa, permitindo ao cidadão discutir, apreciar e apontar diretrizes para a construção do município que deseja."

O coordenador do Plano de Saneamento, Heber de Souza Lima, aponta para os desafios enfrentados e os ganhos de todas as partes envolvidas no processo. "A metodologia de trabalho participativo tem as suas complexidades, é um processo longo e trabalhoso, mas tivemos uma experiência muito positiva. Como, por exemplo, a Consulta Pública, feita via internet, que possibilitou ao cidadão fazer críticas e contribuições. Está sendo uma experiência rica tanto para os técnicos da Prefeitura e como para a sociedade, houve um compromisso mútuo visando sempre à melhoria da qualidade dos serviços de saneamento básico da cidade", ressaltou.

Na "Conferência – Etapa II – Proposições", os presentes discutiram as principais diretrizes que a cidade deverá seguir nos próximos vinte anos, nos setores da água, do esgoto, de resíduos sólidos e drenagem, temáticas englobadas pelo saneamento.

A conclusão dos trabalhos está prevista para 13 de fevereiro, quando uma Audiência Pública será realizada na Escola de Governo (Rua Maria Perpétua, 72 – 3º Andar – Bairro Ladeira), a partir das 19h30.

* Outras informações com a Secretaria de Comunicação Social, pelo telefone 3690-8341.
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO

topo da página



Plano de Saneamento Básico – Grupo Consultivo se reúne para avaliar andamento dos trabalhos

A segunda reunião do Grupo Consultivo (GC), que acompanha a elaboração do Plano de Saneamento Básico de Juiz de Fora (PSB-JF), aconteceu na quinta-feira, 23 de janeiro, com a presença de representantes da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), movimentos populares, ONGs, associações e conselhos municipais.

No encontro foram discutidas as diretrizes para a definição da política e aprovação do PSB, apontadas pelo Ministério das Cidades, seguindo orientações da Lei 11.445, além de discutidas as futuras ações do GC.

A participação dos juiz-foranos é mais ampla e acontecerá em outros dois momentos. No dia 1º de fevereiro será realizada a Conferência Etapa 2 – Proposições, quando serão apresentadas propostas de soluções para o saneamento, e a audiência pública, prevista para 13 de fevereiro, quando será apresentado todo o trabalho desenvolvido.

Primeiro encontro do Grupo Consultivo

No dia 16 foi realizada a primeira reunião do Grupo Consultivo do PSB-JF, com a presença da secretária de Planejamento e Gestão, Elizabeth Jucá. Nesse encontro, ela falou sobre o início das atividades e os futuros trabalhos do grupo.

Dentre os itens apresentados e discutidos destacaram-se as atribuições do GC, o andamento dos trabalhos desenvolvidos pela PJF e os eventos previstos para fevereiro.

O GC foi criado pela Portaria nº 8.493 e tem como objetivos acompanhar, avaliar e apresentar sugestões e críticas ao trabalho de elaboração do PSB-JF. Neste momento, o principal objeto de análise do grupo são as diretrizes para a definição da Política Municipal de Saneamento Básico e a definição de procedimentos para a aprovação do plano.

Fotos da 1ª reunião

Fotos da 2ª reunião

Ata da 1ª reunião

* Outras informações com a Secretaria de Comunicação Social, pelo telefone 3690-8341.
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO

topo da página



Plano de Saneamento Básico de Juiz de Fora recebe elogios

Plano de Saneamento Básico de Juiz de Fora (PSB/JF) recebeu elogios da engenheira civil Giovana Ulian, doutoranda em arquitetura e urbanismo pela Universidad del Biobio/Concepción, no Chile, defendendo tese com o tema: "Crescimento Urbano Orientado Para a Garantia da Disponibilidade de Água Para Abastecimento". Veja, a seguir, a manifestação da engenheira, na íntegra:

"Olá! Sou doutoranda na área de urbanismo e água e gostaria de parabenizá-los pela qualidade nas informações apresentadas e no nível de detalhe do plano de saneamento. Estou estudando todas as cidades brasileiras com população entre 350 mil e 650 mil e tirei o tempo para escrever que o trabalho de vcs está destacadamente melhor que as demais cidades que já estudei. Parabéns".

O coordenador do PSB/JF, engenheiro Heber de Souza Lima, destacou que "o site se torna uma ferramenta útil, na medida em que possibilita o acesso das pessoas interessadas no andamento das atividades. É um instrumento importante para os técnicos que trabalham com a temática, pois torna-se fonte de subsídios para os alunos que queiram estudar o assunto. É também muito importante para o cidadão que queira contribuir para o desenvolvimento do plano por meio de sugestões e críticas".

Quanto ao comentário sobre a qualidade do plano comparado com outros municípios, Heber disse que não possui "elementos para ratificar tal afirmativa". Contudo, considerara que os profissionais envolvidos, tanto do GT Executivo (Prefeitura de Juiz de Fora - PJF) quanto da empresa de consultoria contratada – Esse Engenharia e Consultoria Ltda, estão se empenhando ao máximo para dotar a cidade do melhor instrumento de planejamento".

Acessível desde fevereiro de 2013, a página tem como principal objetivo dar transparência ao processo de construção do Plano. Além de apresentar um banco de notícias, o site explica o que é saneamento básico, qual a responsabilidade da Prefeitura na construção do Plano e como o cidadão pode participar das ações a serem desenvolvidas.

Na página estão disponíveis para download cartilhas e folhetos de orientação, bem como os estudos técnicos decorrentes da construção do PSB/JF.

* Outras informações com a Secretaria de Comunicação Social, pelo telefone 3690-8341.
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO

topo da página



3º Workshop do Plano de Saneamento Básico reúne profissionais e técnicos da Prefeitura

Na quarta-feira, 11 de dezembro, aconteceu o 3º Workshop do Plano de Saneamento Básico de Juiz de Fora (PSB/JF), com a presença de técnicos das secretarias e órgãos da Prefeitura. O encontro teve como objetivo debater os programas, projetos e ações do Plano, para um horizonte de 20 anos, sendo direcionadores dos investimentos do município visando a universalização dos serviços.

3º Workshop do Plano de Saneamento Básico de Juiz de Fora

A partir do diagnóstico do município, a equipe responsável pelo PSB/JF apresentou as propostas de melhorias nos sistemas que compõem o saneamento básico (abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, drenagem e resíduos sólidos). A expectativa é validar as proposições com profissionais da administração para, posteriormente, discuti-las com a sociedade.

Heber de Souza Lima, coordenador do PSB/JF, ressaltou que o 3º Workshop foi um momento de debate das propostas construídas em conjunto com a equipe Esse – Engenharia e Consultoria. Outros eventos permitirão a participação não só de profissionais da área como, também, de todos os cidadãos. "A Prefeitura realizará mais três eventos, antes de finalizar o Plano. Estamos trabalhando para organizar uma consulta pública, preparar a 2ª Conferência, a realizar-se em fevereiro de 2014, e uma audiência pública, para encerrar os trabalhos", ressaltou Heber

O PSB/JF é um estudo sobre o município, que propõe grandes diretrizes e intervenções para os quatro componentes do saneamento básico, a ser implementado em 20 anos. É construído a partir das orientações da Lei Federal 11.445, que, entre outros aspectos, prevê a participação social como requisito básico para sua efetivação.

* Outras informações com a Secretaria de Comunicação Social, pelo telefone 3690-8341.
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO

topo da página



Plano de Saneamento Básico cria Grupo Consultivo

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) publicou no Diário Oficial Eletrônico da quinta-feira, 8, a Portaria nº 8.493, que cria o Grupo Consultivo (GC) para acompanhar a elaboração do Plano de Saneamento Básico da cidade (PSB/JF).

O grupo é formado por representantes da sociedade civil organizada e os poderes públicos municipal, estadual e federal. Dos objetivos destacam-se o acompanhamento dos trabalhos junto aos técnicos da PJF, a inferência de criticas e a proposição de alternativas para os problemas de saneamento do município.A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) publicou no Diário Oficial Eletrônico da quinta-feira, 8, a Portaria nº 8.493, que cria o Grupo Consultivo (GC) para acompanhar a elaboração do Plano de Saneamento Básico da cidade (PSB/JF). O grupo é formado por representantes da sociedade civil organizada e os poderes públicos municipal, estadual e federal. Dos objetivos destacam-se o acompanhamento dos trabalhos junto aos técnicos da PJF, a inferência de criticas e a proposição de alternativas para os problemas de saneamento do município.

Os representantes da sociedade foram eleitos na Conferência do Plano de Saneamento Básico – Etapa 1, em 20 de abril. As entidades se dividem em movimentos populares, regiões norte, sudeste e centro, entidades vinculadas ao saneamento, Sindicato dos Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge), Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais (Cress-MG) e a ONG Programa de Educação Ambiental (Prea).

A formação do GC segue orientações da Lei Federal nº 11.445, que reforça a necessidade da participação social na construção do planejamento futuro dos municípios. A própria portaria ressalta que um plano "deve refletir as necessidades e anseios da população local, devendo, para tanto, resultar de planejamento democrático e participativo".

O PSB/JF é um conjunto de estudos que está sendo elaborado por um Grupo de Trabalho Executivo da Prefeitura e uma equipe de consultoria contratada exclusivamente para esta atividade. Com a publicação da portaria, os profissionais poderão contar com o apoio e a avaliação do GC sobre os trabalhos desenvolvidos.

* Outras informações com a Secretaria de Comunicação Social, pelo telefone 3690-8341.
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO

topo da página



Conferência sobre saneamento desenvolve diagnóstico participativo

Conferências - Etapa I - Diagnóstico - 22-03-13

No sábado, 20, aconteceu a Conferência Pública do Plano de Saneamento Básico Etapa I – Diagnóstico, no Serviço Social do Comércio (SESC) Pousada Juiz de Fora. O evento, realizado pe la Pre fe itura de Juiz de Fora (PJF), reuniu mais de cem convidados, que representaram o Governo, a sociedade civil organizada e as entidades vinculadas ao saneamento básico.

O principal objetivo foi construir um diagnóstico participativo acerca dos problemas de saneamento do município, ou seja, levantar os problemas relacionados à água, esgoto, lixo e drenagem que a cidade enfrenta. O trabalho faz parte do Plano de Saneamento Básico de Juiz de Fora (PSB/JF), um conjunto de estudos para identificar os problemas e possíveis soluções do saneamento na cidade.

De acordo com o coordenador do plano e chefe do Departamento de Articulação e Integração de Políticas Setoriais da PJF, Heber de Souza Lima, "o evento atingiu todas as expectativas. Desde as pré-conferências a população se apresentou disposta a participar e na conferência não foi diferente. Foram realizadas palestras com a temática e, posteriormente, os participantes apontaram os problemas que a cidade enfrenta. A partir deste olhar da sociedade é que consolidamos o diagnóstico participativo".

O PSB/JF é construído através da parceria entre a Prefeitura e a sociedade, seguindo as diretrizes da Lei 11.445/2007, que direciona o gerenciamento das políticas de saneamento básico no país. Até o final do ano, mais dois eventos estão previstos no município: a Conferência Etapa II – Prognóstico, quando serão apontadas as soluções para os problemas, e a Audiência Pública, que se reflete na apresentação de todo o trabalho pronto.

A PJF mantém um a página na internet (www.pjf.mg.gov.br/planodesaneamento), um perfil no facebook (www.facebook.com/JuizdeForaPJF) e urnas distribuídas pela cidade para receber críticas e sugestões sobre o saneamento.

* Outras informações com a Secretaria de Comunicação Social, pelo telefone 3690-8341.
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO

topo da página



Prefeitura realiza conferência para discutir saneamento básico

Neste sábado, 20, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), promove a Conferência Pública do Plano de Saneamento Básico Etapa I – Diagnóstico. O evento acontece no Serviço Social do Comércio (Sesc) Pousada Juiz de Fora (Rua do Contorno, s/nº - Bairro Nova Califórnia), das 8 às 18 horas, com representantes do Governo, da sociedade civil organizada e de entidades vinculadas ao saneamento básico.

O objetivo será reunir cerca de cem delegados, para discutir o diagnóstico do saneamento na cidade. Na parte da manhã, acontecerá uma palestra com Ronan Andrade Nogueira, diretor de Assistência Técnica para Apoio à Gestão de Saneamento, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (SEDRU). À tarde, os delegados avaliarão a situação do saneamento, para apontar os principais problemas do setor.

Será disponibilizado um ônibus para o transporte dos inscritos do prédio da Prefeitura (Avenida Brasil, 2001 – Centro) até o local do evento, com saída programada para as 7 horas e retorno previsto às 18 horas. Toda infraestrutura, incluindo alimentação e material de apoio, será concedida gratuitamente.

Na conferência Etapa II, que acontece ainda este ano, mas sem data prevista, os delegados vão discutir os prognósticos do saneamento, ou seja, as soluções dos problemas. Ao término das duas etapas, será publicado o Plano de Saneamento Básico de Juiz de Fora, documento que apontará as diretrizes da cidade num horizonte de 20 anos, de acordo com a Lei Federal 11.445/2007, que rege todo o trabalho. A partir de 2014, só receberão verbas federais para o setor os municípios que apresentarem os seus planos, ressaltando a obrigatoriedade da participação popular.

A PJF disponibiliza outras formas de participação além dos eventos. O Plano conta com uma página na internet (www.pjf.mg.gov.br/planodesaneamento), um perfil no facebook (www.facebook.com/JuizdeForaPJF) e urnas distribuídas pela cidade para sugestões e críticas.

* Outras informações com a Secretaria de Comunicação Social, pelo telefone 3690-8341.
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO

topo da página



Prefeitura inicia preparativos para conferência do Plano de Saneamento Básico

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), inicia os preparativos da Conferência do Plano de Saneamento Básico - Etapa 1 - Diagnóstico. Nesta fase dos trabalhos, os delegados serão convocados para, no dia 20 de abril, debaterem sobre a situação do saneamento básico no município.

O evento, assim como todo o plano, segue as diretrizes da Lei 11.445/2007, que estabelece as regras para ações de saneamento nas cidades e, dentre elas, estão as conferências públicas. No total serão duas conferências, em que representantes do Governo e da sociedade civil se reunirão para debater o tema. No primeiro encontro a meta será diagnosticar os problemas de saneamento. O segundo definirá quais ações vão corrigir tais problemas, etapa também conhecida como prognóstico.

Os delegados, eleitos ou indicados, receberão uma convocação para a conferência, informando local, data e as principais referências. Mais detalhes, como programação, regimento, mapa de acesso e apostila, estão disponíveis para download no site do plano (www.pjf.mg.gov.br/planodesaneamento).

* Outras informações com a Secretaria de Comunicação Social, pelo telefone 3690-8341.
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO

topo da página



Plano de Saneamento Básico de Juiz de Fora conclui etapa de pré-conferências

O Plano de Saneamento Básico de Juiz de Fora (PSB/JF) completou a etapa das pré-conferências, com a última reunião realizada na quinta-feira, 11, na Escola Municipal Oswaldo Veloso, em Santa Luzia. O encontro teve a participação de moradores e representantes das associações de bairros, que ouviram explicações sobre a importância do saneamento, falaram sobre o projeto e elegeram as entidades que participarão das conferências.

Na Região Sul foram eleitas as associações de moradores dos bairros (AMBs) Cruzeiro do Sul, Graminha, Bela Aurora e São Geraldo como titulares, e Santa Luzia, Teixeiras e Previdenciários como respectivas suplentes. As associações têm até cinco dias úteis para indicar o nome dos delegados, que podem ser moradores da região ou os próprios presidentes.

Ao longo de março e abril o plano realizou dez reuniões pré-conferências, uma em cada região administrativa da cidade e distritos. Trinta associações foram eleitas e participarão da Conferência do PSB/JF – Etapa 1 Diagnóstico, marcada para o dia 20. O evento, a ser realizado no Serviço Social do Comércio (Sesc) Pousada Juiz de Fora (Rua do Contorno, s/nº - Bairro Nova Califórnia), tem como objetivo integrar representantes do Governo e da sociedade civil para um dia de discussões sobre a situação do saneamento no município.

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) disponibiliza, também, uma página on-line (www.pjf.mg.gov.br/planodesaneamento) e o perfil no facebook (www.facebook.com/JuizdeForaPJF) para ouvir críticas e sugestões da população sobre o saneamento básico.

* Outras informações com a Secretaria de Comunicação Social, pelo telefone 3690-8341.
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO

topo da página



Rosário de Minas recebe equipe do Plano de Saneamento Básico de Juiz de Fora

Os moradores de Rosário de Minas participaram da pré-conferência do Plano de Saneamento Básico de Juiz de Fora (PSB/JF), que aconteceu neste sábado, 6, na Escola Municipal Professora Helena Antipoff.

No encontro, que reuniu técnicos da Prefeitura (PJF), moradores e representantes das associações de moradores, explicou-se a importância do saneamento básico e como este reflete na saúde da população, além da eleição das duas entidades que representarão o distrito. São elas: Associação de Moradores de Rosário de Minas (titular) e Associação de Moradores de Palmital (suplente).

As entidades, após eleitas, têm cinco dias úteis para indicar o delegado que participará das duas conferências públicas que compõem o Plano, podendo ser o próprio presidente das associações ou um morador da região.

A última pré-conferência acontecerá na Zona Sul da cidade, na Escola Municipal Oswaldo Veloso (Rua Chácara 281 – Santa Luzia), às 19h30. No dia, serão explicados os objetivos do Plano e eleitas as entidades que representarão os moradores da região.

A PJF também disponibiliza uma página online (www.pjf.mg.gov.br/planodesaneamento) e um perfil no facebook (www.facebook.com/JuizdeForaPJF) para divulgar informações e recolher críticas e sugestões do cidadão sobre o saneamento básico.

* Outras informações com a Secretaria de Comunicação Social, pelo telefone 3690-8341.
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO

topo da página



Prefeitura promove encontro com moradores da Região Norte para tratar do Plano de Saneamento Básico

Nesta quinta-feira, 4, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da equipe do Plano de Saneamento Básico (PSB/JF), realizou a nona pré-conferência com os moradores da Região Norte. O encontro aconteceu na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, e teve como objetivo explicar a importância do saneamento para a qualidade de vida da população, o desenvolvimento do plano e a eleição das entidades que representarão os moradores na conferência.

Dentre as associações de moradores de bairros (AMB) e as associações pró-melhoramentos (APM) presentes foram eleitas as entidades dos bairros Parque das Torres, Nova Era, Nova Benfica, Ponte Preta, Carlos Chagas e Paula Lima como titulares. As vagas de suplência ficaram com as AMBs dos bairros Cidade do Sol, Nova Era II, Benfica, Vila Esperança II e Milho Branco. As associações têm cinco dias úteis para encaminhar à Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (SPDE) a documentação dos conferencistas, que poderão ser os próprios presidentes das entidades ou algum morador da região.

A próxima pré-conferência acontece no distrito de Rosário de Minas, nesta sábado, 6, na Escola Municipal Professora Helena Antipoff (Rua Principal, s/nº - Rosário de Minas) às 14 horas. O público alvo são os moradores e os representantes de entidades da região.

Para se informar sobre as atividades do plano, a PJF disponibilizou uma página on-line exclusiva (www.pjf.mg.gov.br/planodesaneamento), além de manter o perfil no facebook (www.facebook.com/JuizdeForaPJF), que divulga as principais notícias.

* Outras informações com a Secretaria de Comunicação Social, pelo telefone 3690-8341.
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO

topo da página



Moradores da Região Nordeste elegem seus representantes no Plano de Saneamento Básico

Nesta terça-feira, 2, aconteceu a pré-conferência do Plano de Saneamento Básico de Juiz de Fora (PSB/JF) com os moradores da Região Nordeste. A equipe técnica da Prefeitura, responsável pelo projeto, encontrou-se com representantes das Associações de Moradores de Bairros (AMBs) para explicar sobre a importância do saneamento básico, sobre o processo de construção do Plano e, também, para eleger as entidades que representarão a região nas conferências do PSB/JF.

As AMBs eleitas foram: Quintas das Avenidas, Grama e Filgueiras, como titulares, e Jardim Eldorado, Granjas Betânia e Vila dos Sonhos, como respectivas suplentes. As associações têm cinco dias úteis para encaminhar o nome do conferencista, podendo este ser um morador ou o próprio presidente das entidades.

Vale lembrar que as associações eleitas não mais representam os seus bairros e, sim, todos os moradores da Região Nordeste. Na primeira conferência, marcada para o dia 20 de abril, deverão listar os problemas de saneamento básico vividos pela população e inseri-los no Plano.

A próxima pré-conferência acontece em 4 de abril com os moradores da Zona Norte. O evento, que teve o endereço alterado, acontecerá na Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Rua Tomé de Souza 195 – Benfica), às 19h30.

Além das reuniões públicas, a Prefeitura disponibiliza uma página on-line exclusiva para o Plano (www.pjf.mg.gov.br/planodesaneamento) além do perfil no facebook (www.facebook.com/JuizdeForaPJF) para receber críticas e sugestões sobre o saneamento básico do município.

* Outras informações com a Secretaria de Comunicação Social, pelo telefone 3690-8341.
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO

topo da página



Plano de Saneamento Básico realiza pré-conferência com moradores da Região Leste

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizou nesta terça-feira, 26, a reunião pré-conferência do Plano de Saneamento Básico (PSB/JF) com os moradores da região leste da cidade. Estiveram presentes representantes de associações de moradores de bairro (AMBs) e associações pró-melhoramentos (SPMs), além de cidadãos e profissionais ligados à temática do saneamento.

O encontro, que aconteceu no auditório da Defesa Civil, teve como principal foco eleger cinco entidades que representarão os moradores na conferência do plano. Para o preenchimento das vagas foram eleitas as AMBs dos bairros Manoel Honório, Bairu, Santa Rita e Jardim do Sol e as SPMs dos bairros Linhares e Marumbi. Estas entidades têm cinco dias úteis para informar o nome do conferencista que participará dos trabalhos do PSB/JF.

As pré-conferências são momentos em que a população juiz-forana elege os seus representantes para as conferências. A primeira está marcada para 20 de abril e reunirá representantes do Governo, de entidades vinculadas ao saneamento básico e de movimentos populares.

A próxima pré-conferência acontece em 2 de abril, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), na Rua Custódio Tristão, 2 – Santa Terezinha. O público-alvo são os moradores da região nordeste, que assistirão às apresentações da e quipe sobre o PSB/JF.

Além dos eventos, a Prefeitura disponibiliza uma página on-line exclusiva para o PSB/JF (www.pjf.mg.gov.br/planodesaneamento) e um perfil no facebook (www.facebook.com/JuizdeForaPJF) para divulgar o andamento dos trabalhos, além de receber críticas e sugestões sobre o tema.

* Outras informações com a Secretaria de Comunicação Social, pelo telefone 3690-8341.
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO

topo da página



Plano de Saneamento Básico completa 50% das reuniões com a comunidade

Pré-Conferência 23-03-2013

Neste sábado, 23, aconteceu a 5ª Pré-conferência do Plano de Saneamento Básico de Juiz de Fora (PSB/JF), no distrito de Sarandira. O evento aconteceu na Escola Municipal Víctor Belfort Arantes e teve como público alvo representantes da Sociedade Pró-melhoramento (SPM) e moradores da região.

A equipe da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) explanou sobre a importância do saneamento básico para a qualidade de vida da população, explicou a construção do plano e elegeu o representante do distrito que participará da conferência. A representatividade dos moradores se dará através da SPM de Sarandira, que terá até cinco dias úteis para informar o nome da pessoa que participará dos trabalhos.

Com este último encontro, o PSB/JF realizou cinco das dez reuniões previstas com a população da cidade. Estão programadas sete reuniões nas regiões urbanas (norte, sul, leste, oeste, nordeste, sudeste e centro) e uma em cada distrito rural (Sarandira, Torreões e Rosário de Minas).

A próxima pré-conferência acontece na região leste da cidade, no auditório da Defesa Civil (Avenida Garibaldi Campinhos, 169 – Vitorino Braga) às 19h30m.

Além das reuniões públicas, os moradores podem participar do plano, contribuindo com críticas e sugestões, pelo site (www.pjf.mg.gov.br/planodesaneamento) ou pelo perfil da PJF no facebook (www.facebook.com/JuizdeForaPJF).

* Outras informações com a Secretaria de Comunicação Social, pelo telefone 3690-8341.
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO

topo da página



Equipe da Prefeitura apresenta PSB/JF e elege entidades da região centro

Pré-Conferência 21-03-2013

Nesta quinta-feira, 21, os moradores da região centro elegeram as entidades da sociedade civil que vão representá-los na conferência do Plano de Saneamento Básico de Juiz de Fora (PSB/JF). A reunião, realizada por técnicos da Prefeitura, reuniu presidentes de associações de moradores de bairros (AMB), membros de sociedades pró-melhoraementos (SPM), professores, alunos e a população em geral.

Na pré-conferência foram eleitas as AMBs do Vale do Ipê, Largo do Riachuelo e Bom Pastor e as SPMs dos bairros Granbery e Mariano Procópio. Após a eleição, as associações têm o prazo de cinco dias úteis para indicar um delegado que participará das conferências do plano. A primeira delas, marcada para 20 de abril, tem como principal objetivo reunir todos os delegados e realizar um dia de discussões sobre o saneamento básico na cidade.

Uma vez indicado, o delegado não mais representará o seu bairro ou associação. O papel do representante é levantar os problemas de saneamento de toda a região administrativa e discuti-los na conferência.

A próxima reunião pré-conferência acontecerá neste sábado, 23, às 14 horas, na Escola Municipal Victor Belfort Arantes (Rua Luiza de Assis Oliveira, s/nº - Distrito de Sarandira). O principal objetivo será explicar sobre o saneamento básico, o plano e eleger a entidade que representará o distrito.

A Prefeitura disponibiliza, também, uma página on-line (www.pjf.mg.gov.br/planodesaneamento) e um perfil no facebook (www.facebook.com/JuizdeForaPJF) para divulgar os principais eventos e receber sugestões da população.

* Outras informações com a Secretaria de Comunicação Social, pelo telefone 3690-8341.
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO

topo da página



Moradores da Região Sudeste elegem representantes para o Plano de Saneamento Básico

Pré-Conferência 19-03-2013

Nesta terça-feira, 19, os moradores da Região Sudeste receberam a equipe da Prefeitura que trabalha na construção do Plano de Saneamento Básico de Juiz de Fora (PSB/JF). A reunião pré-conferência aconteceu na Escola Estadual Batista de Oliveira, às 19h30m, e teve como público moradores, representantes de associações de bairro (AMB) e estudantes da região.

No evento foi explicada a importância do saneamento básico para a qualidade de vida da população, os objetivos do PSB/JF e indicadas as associações que vão representar os moradores nas conferências e na audiência pública.

As associações eleitas às duas vagas de titularidade e suplência foram, respectivamente, as AMBs Santo Antônio, Retiro, Vila Ideal e Pedra Branca. Uma vez eleitas, deverão indicar o representante que participará dos trabalhos do PSB/JF, podendo ser um morador da região ou o próprio presidente da entidade.

A próxima pré-conferência está marcada para quinta-feira, 21, às 19h30m, na Casa dos Conselhos (Rua Halfeld, 450, 7º andar – Centro). O evento é aberto ao público e terá como objetivos explicar a importância do saneamento básico, do plano e a eleição das entidades representantes da Região Centro.

A população pode também participar do Plano de Saneamento Básico, contribuindo com críticas e sugestões sobre o tema através do site (www.pjf.mg.gov.br/planodesaneamento) ou pelo perfil da PJF no facebook (www.facebook.com/JuizdeForaPJF).

* Outras informações com a Secretaria de Comunicação Social, pelo telefone 3690-8341.
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO

topo da página



Plano de Saneamento Básico reúne moradores de Torreões

Pré-Conferência 16-03-2013

Equipe da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) se reuniu com moradores do distrito de Torreões, na Zona Rural da cidade, para a pré-conferência do Plano de Saneamento Básico. O evento aconteceu no sábado, 16, às 14h na Escola Municipal Dom Justino José de Sant´Ana, e contou com um público de aproximadamente 60 moradores das regiões de Monte Verde, Pirapitinga e Torreões, entre outras.

O objetivo foi eleger uma das sociedades Pró-Melhoramentos (SPM) para representar o distrito na conferência. A SPM de Torreões recebeu a maioria dos votos e foi eleita a titular da vaga. Em segundo lugar ficou a SMP de Monte Verde, que assumiu a suplência. Uma vez eleita, a entidade deverá informar o nome da pessoa que representará o distrito durante os trabalhos do PSB/JF, podendo ser um morador da região ou o próprio presidente da associação.

A SPM eleita tem a responsabilidade de representar todo o distrito, além da incumbência de levantar problemas e possíveis soluções para o saneamento básico na região.

Ainda no mês de março, ocorrerão mais quatro pré-conferências. A próxima está agendada para esta terça-feira, 18, às 19h30, na Escola Estadual Batista de Oliveira (Avenida Sete de Setembro, 64 – Bairro Costa Carvalho). O objetivo será explicar a importância do saneamento básico, do Plano e eleger os representantes da Região Sudeste.

Além das reuniões públicas, a Prefeitura também recebe a participação dos cidadãos pelo site (www.pjf.mg.gov.br/planodesaneamento) ou no perfil da PJF no facebook (www.facebook.com/JuizdeForaPJF).

* Outras informações com a Secretaria de Comunicação Social, pelo telefone 3690-8341.
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO

topo da página



Reunião do Plano de Saneamento elege representantes da Região Oeste

Pré-Conferência 12-03-2013

Nesta terça-feira, 12, os moradores da Região Oeste participaram da pré-conferência do Plano de Saneamento Básico de Juiz de Fora (PSB/JF). O evento teve como principais focos explicar o saneamento básico, o Plano e eleger representantes para a Conferência, a se realizar no dia 20 de abril.

A reunião aconteceu na Escola Municipal Tancredo Neves, às 19h30, e participaram moradores, alunos e integrantes de associações e das Sociedades Pró-Melhoramentos (SPM) da região.

Através de votação, os presentes elegeram as SPMs que vão representá-los na conferência. São elas: SPM Marilândia (titular), SPM Associação de Moradores do Bairro Aeroporto (suplente), SPM Santos Dumont (titular) e SPM Borboleta (suplente). Uma vez eleita, a associação deverá indicar um delegado para participar da conferência, podendo ser o próprio presidente ou um morador da região.

Vale destacar que este delegado terá o papel de ouvir a comunidade, levantar os problemas de saneamento e apresentá-los na conferência. Deverá, também, informar aos moradores da sua região o que for discutido na conferência, se tornando, assim, um articulador do PSB/JF.

A próxima pré-conferência acontece nesta quinta-feira, 14, na Escola Municipal Oswaldo Veloso (Rua Chácara 281 – Santa Luzia), às 19h30, com moradores da Região Sul.

Quem não conseguir participar das reuniões, poderá contribuir de outras formas. A Prefeitura possui uma página online exclusiva para o Plano (www.pjf.mg.gov.br/planodesaneamento) além do perfil da PJF no facebook (www.facebook.com/JuizdeForaPJF).

* Outras informações com a Secretaria de Comunicação Social, pelo telefone 3690-8341.
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO

topo da página



Prefeitura leva Plano de Saneamento Básico para moradores da Região Oeste

Acontece nesta terça-feira, 12, a pré-conferência do Plano de Saneamento Básico de Juiz de Fora com os moradores da Região Oeste. A reunião, aberta para o público, será realizada na Escola Municipal Tancre do Neves (Rua José Lourenço Kelmer, 1433 – Cidade Universitária), às 19h30.

O objetivo das pré-conferências é explicar para a população a importância do saneamento básico, do Plano e , também, eleger representantes para participarem da conferência, que será o momento em que os representantes da sociedade estarão reunidos para discutir a situação do saneamento na cidade, apontando problemas e soluções sobre o tema.

* Outras informações com a Secretaria de Comunicação Social, pelo telefone 3690-8341.
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO

topo da página



Pré-conferência do Plano de Saneamento Básico abre série de eventos com a comunidade

Pré-Conferência 08-03-2013

Nesta quinta-feira, 7, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizou a primeira Pré-conferência do Plano de Saneamento Básico (PSB/JF) do município. Estiveram presentes representantes de associações, ONGs, sindicatos e instituições de ensino e pesquisa que trabalham com o tema.

O encontro iniciou um a série de reuniões com a comunidade, que acontecerão durante março, com o objetivo de explicar o saneamento básico e o plano, além de eleger representantes de cada região para participarem da Conferência do PSB/JF. A conferência será o momento de discutir a situação do saneamento básico em Juiz de Fora, quando estarão reunidos representantes de entidades governamentais e da sociedade civil organizada.

A próxima pré-conferência acontece na Escola Municipal Tancre do Neves, na Rua José Lourenço Kelmer, 1433 – Cidade Universitária, a partir das 19h30m. O público-alvo são os moradores da Região Oeste.

O cidadão que não conse guir participar das re uniõe s pode rá contribuir de outras form as. A PJF possui um a página on-line para tratar exclusivamente do plano (www.pjf.mg.gov.br/planodesaneamento), além do perfil da PJF no facebook (www.facebook.com/JuizdeForaPJF).

* Outras informações com a Secretaria de Comunicação Social, pelo telefone 3690-7599.
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO

topo da página



Plano de Saneamento Básico de JF terá sua primeira pré-conferência na quinta-feira


Em continuidade ao Plano de Saneamento Básico (PSB/JF), a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (SPDE) inicia na quinta-feira, 7, a fase de participação da sociedade no plano, através das pré-conferências, conforme estabelece a metodologia de desenvolvimento dos trabalhos. O primeiro encontro terá como tema "Entidades vinculadas ao saneamento básico".

As pré-conferências serão realizadas com o objetivo de instruir os candidatos a conferencistas sobre a importância da participação popular no andamento do plano, já que os mesmos vivenciam diariamente e conhecem os problemas relacionados às comunidades nas quais estão inseridos. A população poderá atuar não só participando das reuniões, como também através do portal da Prefeitura de Juiz de Fora (www.pjf.mg.gov.br/planodesaneamento) e também pelo perfil da PJF no facebook (www.facebook.com/JuizdeForaPJF).

O PSB/JF visa a melhoria da qualidade de vida da população, através da universalização e ampliação da qualidade dos serviços de abastecimento de água potável, esgoto sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e de águas pluviais e drenagem.

Confira em anexo a programação completa das pré-conferências e as regras aplicadas à eleição.

* Outras informações com a Secretaria de Comunicação Social, pelo telefone 3690-7599.
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO

topo da página



Prefeitura lança Plano de Saneamento Básico de Juiz de Fora

Lançamento do Plano de Saneamento Básico

Diante de um auditório lotado, o prefeito Bruno Siqueira apresentou na manhã desta quinta-feira, 28, o Plano de Saneamento Básico de Juiz de Fora. O projeto tem o objetivo de ampliar a qualidade de vida da população, garantindo o direito ao equilíbrio ambiental e a participação efetiva da comunidade nas tomadas de decisões. A equipe de trabalho é composta pelas secretarias de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (SPDE), Obras (SO), Meio Ambiente (SMA), Saúde, além de Cesama e Demlurb, dentro das diretrizes da Lei Federal 11.445/07, que trata do saneamento básico no país.

Segundo o coordenador do grupo técnico executivo do PSB/JF, Heber de Souza Lima, o plano se configura como um planejamento duradouro, pensado para 20 anos. Ele depende, tanto para entender as necessidades da cidade quanto para implantar as propostas, de uma parceria entre a Prefeitura de Juiz de Fora e a população. "O primeiro passo para elaboração do plano foi apontar um diagnóstico da atual situação em que se encontra a cidade, entendendo tecnicamente o que é preciso fazer. Esse primeiro momento representa 45% do PSB. O próximo passo será ouvir a população para que ela indique suas dificuldades, já que o cidadão é quem está em contato direto com os problemas em todo o município. Só então a Prefeitura poderá criar um prognóstico, definindo as metas e objetivos do projeto", afirmou.

Depois de pronto, o plano irá permitir a captação de verbas junto ao Governo federal, valores que a PJF não dispõe para a realização de obras de tamanha representatividade para a cidade. Conforme o prefeito Bruno Siqueira, essa parceria com a União é fundamental para avançar para o futuro: "Temos uma herança da administração passada de mais de R$ 34 milhões para quitar. Por isso, estamos totalmente empenhados em conseguir verbas em parceria com os governos estadual e federal para que os problemas que estamos vivenciando não se repitam, situações como falta de água e a possibilidade de corte dos telefones da prefeitura. Na próxima semana terei um encontro com o vice-presidente da república, Michel Temer, para tentar incluir as obras viárias da cidade no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), na intenção de concluir o quanto antes estas obras tão importantes para o desenvolvimento do município."

Para o diretor-presidente da Cesama, André Borges, o Plano de Saneamento Básico permite prever possíveis problemas e soluções em diferentes setores. "Se hoje o abastecimento de água se encontra no limite foi por falta de planejamento. Desta forma, é necessário que alguns investimentos sejam realizados para que nós possamos atender a população satisfatoriamente."

A população poderá manifestar suas críticas e sugestões a partir de março, quando terão início as conferências regionais. As reuniões serão realizadas em diversas localidades da cidade e anunciadas com antecedência. Além disso, já é possível enviar as ideias e recomendações pelo portal da PJF (www.pjf.mg.gov.br/planodesaneamento) e pela rede social facebook (www.facebook.com/JuizdeForaPJF). A conclusão do projeto está prevista para o segundo semestre deste ano.

Saneamento Básico

Saneamento Básico é um conjunto de serviços, infraestrutura e instalações operacionais que visam a atender as necessidades do ser humano, diminuindo ou eliminando os problemas de saúde coletiva, como abastecimento de água potável esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas, entre outros.

Juiz de Fora possui diversos órgãos que cuidam especificamente de cada componente do saneamento básico. São eles: Demlurb, Cesama e Secretaria de Obras.

* Outras informações com a Secretaria de Comunicação Social, pelo telefone 3690-7599.
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO

topo da página



SPDE realiza workshop sobre Saneamento Básico
em Juiz de Fora

2º Workshop - Plano de Saneamento Básico

Com intuito de mobilizar a população a participar da elaboração do Plano de Saneamento Básico (PSB/JF), a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (SPDE) da Prefeitura de Juiz de Fora realizou nesta terça-feira, 19, um workshop voltado para trabalhadores da administração municipal. O evento aconteceu no prédio da Escola de Governo, reunindo gestores e profissionais das secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação.

A titular da SPDE, Elizabeth Jucá, apresentou o projeto e explicou detalhes do PSB, que, pela lei 11.445, prevê serviços de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos e drenagem das águas pluviais urbanas. Expôs também quais os órgãos responsáveis por cada componente: Secretaria de Obras (SO), Demlurb e Cesama. Em seguida, o primeiro palestrante, Heber de Souza Lima, engenheiro e coordenador do Grupo de Trabalho executivo do PSB/JF, analisou as fases do projeto. "Nós estamos na primeira fase. Aqui temos que identificar o diagnóstico através do olhar da sociedade". Segundo Heber, também é importante planejar estratégias de participação junto à população. "O olhar das pessoas vai nos direcionar para resolver os reais problemas", afirmou.

Para falar sobre "Participação e Controle Social na elaboração de Planos", o diretor da Faculdade de Serviço Social da UFJF, Rodrigo Souza Filho, colocou em ordem de importância como direcionar a política para resolver os problemas e universalizar os serviços para a população. O evento prosseguirá ao longo da tarde e envolverá os participantes em uma dinâmica de grupo. O Plano de Saneamento Básico será oficialmente lançado no dia 28 de fevereiro.

* Outras informações com a Secretaria de Comunicação Social, pelo telefone 3690-7599.
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO

 

topo da página - página principal

Contato - Agenda de Eventos - Urnas Contato Agenda de Eventos


base