saneamento básico.o plano.participação social.mais informações.contato

Plano de Saneamento Básio de Juiz de Fora CAIXAESSE - Engenharia e ConsultoriaAGEVAP - Agência da Bacia do Rio Paraíba do Sul Prefeitura de Juiz de Fora ESSE - Engenharia e Consultoria CAIXA AGEVAP - Agência da Bacia do Rio Paraíba do Sul

 

Participação Social

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Eventos

Vários eventos aconteceram para informar e ouvir o cidadão sobre o desenvolvimento do Plano de Saneamento Básico. São eles:


Pré-conferências

Ao todo, as pré-conferências somaram dez reuniões. Sete delas nas regiões administrativas da cidade (zonas Norte, Sul, Leste, Oeste, Nordeste, Sudeste e Centro) e três nos distritos de Sarandira, Torreões e Rosário de Minas, além de um encontro com as associações, ONGs e faculdades ligadas ao tema do saneamento básico. Em todos os encontros, a equipe da Prefeitura esteve presente para explicar sobre o Plano, informar a importância do saneamento e eleger representantes das localidades para participarem das conferências.

Confira os registros das pré-conferências


Conferências

Foram realizadas duas conferências. Na primeira delas, a Conferência Pública do Plano de Saneamento Básico – Etapa I – Diagnóstico, foi discutida a atual situação da cidade. O estudo com o levantamento dos desafios que o município enfrenta foi apresentado e discutido entre os participantes. Os representantes da sociedade, eleitos nas pré-conferências, avaliaram os documentos apresentados, aprovaram, e contribuíram, indicando outros problemas vividos no dia a dia da população.

Na Conferência Pública – Etapa II – Proposições, os presentes puderam apreciar as propostas de intervenções no setor. Mais uma vez, o documento foi discutido e aprovado pelos representantes da sociedade civil organizada, representantes do Governo e membros de entidades vinculadas ao tema convidados a participar.

Confira os registros das conferências públicas:

Iª Conferência

2ª Conferência


Consulta Pública

Com o intuito de ampliar a participação dos cidadãos na elaboração do PSB/JF, a Prefeitura disponibilizou uma Consulta Pública aos documentos gerados. Através do site planodesaneamento.pjf.mg.gov.br os internautas puderam avaliar e se manifestar a respeito dos programas, projetos e ações propostos no documento. A consulta esteve disponível entre 16 de dezembro de 2013 e 17 de janeiro de 2014.

Para os moradores com dificuldades ou impossibilidade de acessarem a rede mundial de computadores, foi disponibilizada uma versão impressa do documento na Secretaria de Planejamento e Gestão (Av. Brasil, 2001 – 5º andar – Centro).

Confira os registros da Consulta Pública


Audiência pública

A audiência pública foi o último evento do Plano e encerrou o processo de elaboração. Os objetivos eram apresentar a metodologia adotada para a elaboração do PSB/JF e dar oportunidade para a manifestação dos cidadãos.

Terminadas as deliberações, o Plano foi apreciado pelos integrantes do Conselho Municipal de Política Urbana (Compur) e aprovado em reunião de plenária. Com a conclusão dos eventos, o documento fica à disposição do prefeito que, em publicação oficial, decreta o Plano de Saneamento Básico, um instrumento que define as diretrizes para o desenvolvimento do setor em Juiz de Fora.

Confira os registros da Audiência Pública

 

topo da página - página principal

Contato - Agenda de Eventos - Urnas Agenda de Eventos Contato


base